sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Formação da cidade de Osório


O processo de ocupação acontece com a construção da 1º capela Domingos Gonçalves dos Anjos em 1742, às margens do Arroio da Caieira.
Os açorianos chegam ao Litoral Norte em1774, vindos de Laguna e eram destinados à agricultura, chegam à Conceição do Arroio com a condição importante de serem Católicos Apostólicos Romanos.
Para superar a mão de obra deficitária, chegam, em 1826, os imigrantes alemães ao Litoral Norte.
Com a criação dos 4 primeiros municípios( Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Rio Grande), o restante foi dividido em distritos  que abrangia de Mostardas até Vacaria. O distrito de Conceição do Arroio tinha logo em frente o distrito de Maquine e mais à frente o distrito de são Domingo das Torres.
Em 1847 surge o Movimento Emancipacionista com a união desses três distritos argumentando que o comércio aqui era muito forte, muitas casas de negócios, grande criação de gado e agricultura muito desenvolvida ( economia essa já registrada pela passagem de Sain’t Hilaire em 1812 por aqui).Estes distritos juntaram –se e pleitearam a Divisão, tendo a liderança localizada dos fazendeiros e vereadores da época.
Já em 24/05/1934 troca-se o nome Conceição do Arroio para a atual Osório, em homenagem ao filho desta terra que deu projeção à nossa cidade.

Fonte: História Oral/ Entrevista/ Sr. Pascoalino Ribeiro.

relativas à acessibilidade (origem, interesses e necessidade)


Em 1850, mesmo antes da emancipação, havia um aumento da produção regional e o processo de desenvolvimento do Litoral. Em 1920 instala-se a estação experimental do Governo Federal para fazer a seleção da melhoria ou a criação de um meio de transporte mais rápido para ligar a sede de Conceição do Arroio a Porto Alegre que seria via lacustre  e ferroviário até Palmares, lacustre novamente até Porto Alegre e novamente ferroviário até São Leopoldo. O governo então manda para cá um engenheiro chamado Costa Gama para fazer um levantamento da viabilidade de abrir um canal para a interligação dessas lagoas, mas o custo seria tão alto que resolveram, em 1921, inaugurar o Complexo de Transporte Lacustre/Ferroviário entre Palmares e Torres.
No momento que começou a funcionar este serviço, em 15/11/1921, ele foi deficitário, porque o estado tinha tabelas operacionais muito caras.
Com a descoberta do petróleo, a Era Vargas, o desenvolvimento comercial, começaram abrir o caminho já existente entre Conceição do Arroio e Porto Alegre, que era um estudo anterior ao do canal, e nasce a RS 030, a Rodovia Cristóvão Pereira de Abreu, que liga até hoje Porto Alegre/Tramandaí.
O Porto Lacustre pára por ser antieconômico.
Osório hoje, 4° lugar em arrecadação de icms no Estado, é uma terra próspera com muito ainda a ser desenvolvido, como o turismo, que falta 'mão de obra especializada' para vender Osório, pois é uma cidade com papel aglutinador, por estar próximo das praias, serra a capital.

Bandeira

Brasão de Osório

Catedral

Osório

Parque Eólico

Passagem

Museu da Via Férrea, onde antigamente funcionava a Estação Ferroviária.

Praça Nossa Senhora da Conceição antigamente

Praça Nossa Senhora da Conceição

Av. Marechal Floriano no ano de 1957

Do vapor à energia eólica - parte 1

Os próximos quatro vídeos são uma homenagem a os 150 da cidade de Osório, contendo entrevistas com historiadores locais contando a formação do município e as imagens que marcam a história de osório.

Assista o vídeo AQUI

Do vapor à energia eólica - parte 2

Assista o vídeo AQUI

Do vapor à energia eólica - parte 3

Assista o vídeo AQUI

Do vapor à energia eólica - parte 4/ final

Assista o vídeo AQUI