sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Formação da cidade de Osório


O processo de ocupação acontece com a construção da 1º capela Domingos Gonçalves dos Anjos em 1742, às margens do Arroio da Caieira.
Os açorianos chegam ao Litoral Norte em1774, vindos de Laguna e eram destinados à agricultura, chegam à Conceição do Arroio com a condição importante de serem Católicos Apostólicos Romanos.
Para superar a mão de obra deficitária, chegam, em 1826, os imigrantes alemães ao Litoral Norte.
Com a criação dos 4 primeiros municípios( Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Rio Grande), o restante foi dividido em distritos  que abrangia de Mostardas até Vacaria. O distrito de Conceição do Arroio tinha logo em frente o distrito de Maquine e mais à frente o distrito de são Domingo das Torres.
Em 1847 surge o Movimento Emancipacionista com a união desses três distritos argumentando que o comércio aqui era muito forte, muitas casas de negócios, grande criação de gado e agricultura muito desenvolvida ( economia essa já registrada pela passagem de Sain’t Hilaire em 1812 por aqui).Estes distritos juntaram –se e pleitearam a Divisão, tendo a liderança localizada dos fazendeiros e vereadores da época.
Já em 24/05/1934 troca-se o nome Conceição do Arroio para a atual Osório, em homenagem ao filho desta terra que deu projeção à nossa cidade.

Fonte: História Oral/ Entrevista/ Sr. Pascoalino Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário