Em 1850, mesmo antes da emancipação, havia um aumento da produção regional e o processo de desenvolvimento do Litoral. Em 1920 instala-se a estação experimental do Governo Federal para fazer a seleção da melhoria ou a criação de um meio de transporte mais rápido para ligar a sede de Conceição do Arroio a Porto Alegre que seria via lacustre e ferroviário até Palmares, lacustre novamente até Porto Alegre e novamente ferroviário até São Leopoldo. O governo então manda para cá um engenheiro chamado Costa Gama para fazer um levantamento da viabilidade de abrir um canal para a interligação dessas lagoas, mas o custo seria tão alto que resolveram, em 1921, inaugurar o Complexo de Transporte Lacustre/Ferroviário entre Palmares e Torres.
No momento que começou a funcionar este serviço, em 15/11/1921, ele foi deficitário, porque o estado tinha tabelas operacionais muito caras.
Com a descoberta do petróleo, a Era Vargas, o desenvolvimento comercial, começaram abrir o caminho já existente entre Conceição do Arroio e Porto Alegre, que era um estudo anterior ao do canal, e nasce a RS 030, a Rodovia Cristóvão Pereira de Abreu, que liga até hoje Porto Alegre/Tramandaí.
O Porto Lacustre pára por ser antieconômico.
Osório hoje, 4° lugar em arrecadação de icms no Estado, é uma terra próspera com muito ainda a ser desenvolvido, como o turismo, que falta 'mão de obra especializada' para vender Osório, pois é uma cidade com papel aglutinador, por estar próximo das praias, serra a capital.
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